Etelvino não concorda com a utilização de apenas 10% da CIP para implantar iluminação pública

Mais uma ação do atual governo está preocupando o vereador Etelvino Nogueira. Nesta semana chegou à Câmara o Projeto de Lei Complementar nº06, onde o prefeito quer utilizar 90% da arrecadação da CIP para pagar conta de energia elétrica e somente 10% para remoção de postes, prolongamento da rede de energia e novas implantações de iluminação pública.

Etelvino diz que quando a CIP – Contribuição de Iluminação Pública – foi criada, em 2006, o objetivo era levar iluminação à ruas que não a tinham. Da arrecadação era utilizado 50% para custeio e 50% para novos projetos. “Conseguimos importantes resultados. Até 2012 os serviços foram prestados a contento e demos um salto nessa área. De 5000 pontos de luz passamos para 15.000”.

Em fevereiro de 2013, o atual prefeito mudou o percentual de investimento, ficando 70% para custeio e 30% para novos investimentos.

Com o novo Projeto, o prefeito também quer utilizar o saldo remanescente até 31/12/2013, para a manutenção. “É um absurdo, pois é fato que à medida que se amplia a iluminação, melhora a qualidade de vida e a percepção de segurança, e São Roque ainda possui muitas áreas totalmente às escuras. Além disso, é um dinheiro descontado todos os meses na conta do contribuinte. A prefeitura tem que honrar com seus compromissos. Não é possível que toda arrecadação dessa Cidade entre num saco furado só para contas e folha de pagamento. Enquanto isso não se vê nenhuma obra relevante. E o que conseguimos fazer no passado que vinha dando resultado, aos poucos vai se acabando. Aonde vamos parar?”, questiona o vereador.