Donizete propõe tombamento de Entrada dos Carros de Lenha e Romarias como patrimônios da cidade

Está tramitando na Câmara um projeto de Lei, de autoria do vereador Donizete Carteiro (PSDB), que busca o tombamento da Entrada dos Carros de Lenha (Carros de Bois, das Festas de Agosto) e das Romarias, como patrimônios imateriais de São Roque.

Para Donizete tais eventos fazem parte da cultura do são-roquense, fortalecem o vínculo da comunidade e impulsionam o turismo local. “Por diversos motivos temos visto, a cada ano, nossas tradições sendo ameaçadas. Nesta edição da abertura das Festas de Agosto ficou evidenciado que algo precisa ser feito. Essas tradições, centenárias, nos alegram e identificam nosso povo, são nossa história. Precisam ser resguardadas”, fala.

Segundo o projeto, o tombamento deve ser formalizado e homologado por Decreto do Executivo, mediante processo conduzido pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural da Estância Turística de São Roque – CONPREHA.

Caso aprovada – pela Câmara e pelo prefeito, a Lei deverá ser regulamentada em 30 dias. “E peço ao prefeito que, dentro dessa regulamentação, sejam dispostos procedimentos quanto aos cuidados com os animais que participam dos eventos”, finaliza o vereador.

O Projeto deve ser votado nas próximas sessões.