Cabo Jean faz cobranças ao Prefeito Guto Issa para o retorno do patrulhamento das motocicletas da Guarda Municipal, que estão paradas por falta de pneus

Nesta semana, o Prefeito Guto Issa divulgou em suas redes sociais um vídeo gravado na sede da Guarda Municipal de São Roque. Segundo Cabo Jean, a ação foi para se promover com a formação de mais cinco novos Guardas Municipais que passaram a compor a instituição. Na última terça-feira, dia 05, o Parlamentar protocolou o Ofício nº 1883/21 solicitando providências para a retomada do patrulhamento das motos da GCM, que se encontram paradas por falta de pneus.

Indignado com a paralisação, Cabo Jean criticou a demora da compra de novos pneus. “É inadmissível que uma importante modalidade existente dentro da GCM, que é a ROMO (Rondas com motocicletas), esteja parada pela falta de pneus. Lamentavelmente a Prefeitura não consegue disponibilizar o básico para o bom funcionamento deste importante serviço que proporciona ainda mais a sensação de segurança para o munícipe e também para o turista”, comenta.

De acordo com o Vereador, o objeto pneu e a atual gestão da Prefeitura não se deram muito bem. “Já tivemos máquina retroescavadeira parada mais de cinco meses por falta de pneus, tivemos máquina patrol parada por falta de pneus, tivemos caminhões parados por falta de pneus, tivemos veículos da saúde parados por falta de pneus, tivemos o único carro do Conselho Tutelar parado por falta de pneus e agora estamos com as duas motos da Guarda Municipal paradas por falta de pneus. Não é de hoje que venho cobrando deste Prefeito para que ele se preocupe primeiro com as necessidades do nosso município e deixe de lado o seu ego e sua ambição por estar querendo se promover sem os devidos acontecimentos. Faça o básico, faça acontecer e naturalmente o seu trabalho poderá aparecer”, desabafa.

Quanto a efetivação dos novos Guardas Municipais, Cabo Jean esclarece que eles vieram do último concurso aberto em 2016, depois foi dado sequência em 2019, oportunidade em que já havia sido chamado 20 Guardas Municipais, além desses cinco, o que totaliza 25 novos até o momento. Conforme Cabo Jean, o Chefe do Executivo fez a seguinte afirmação na publicidade dos cinco novos GCMs: “Esse é o melhor ano da Guarda Civil Municipal, ela recebeu armas, munição, carros, afirmação essa que o Parlamentar contesta. “Desafio o Prefeito a mostrar hoje para a população são-roquense, um único armamento e munição adquiridos e entregues em 2021 para a nossa Guarda Municipal? A viatura nova que ele fez propaganda, inclusive como um dos presentes anunciados em comemoração ao aniversário de São Roque, foi adquirida através de Emenda Parlamentar do Deputado Federal Vitor Lippi, e nada tem a ver com a Prefeitura ou com o seu Governo. A Guarda Municipal receberá motos novas apenas se sua equipe conseguir dar continuidade e sequência na Emenda Parlamentar que conquistei junto ao ex-Senador Major Olímpio e que resultará em nove motocicletas para a Guarda Municipal. Apesar de ter feito o seu “showzinho” na última segunda-feira, o Prefeito não teve coragem de dizer que nem uniforme os cinco novos GCMs possuem para trabalharem”, diz.

Cabo Jean afirma que o Prefeito não tem humildade. “Esse Prefeito não possui humildade, para ele, os verbos existentes em seu vocabulário são: eu consegui, nós entregamos, nós conquistamos, o meu governo conquistou, nunca atribui o mérito a quem realmente fez ou faz. Quer tirar proveito de tudo e em cima de todos. Em 14 de janeiro, ele publicou em suas redes sociais que estava participando de uma reunião junto ao Conseg e que estava finalizando a aquisição de novos armamentos para a Guarda Municipal. Passados dez meses de Governo e eu pergunto: Ainda bem que estava terminando a compra, pois ainda não se consumou e a instituição não recebeu um único armamento, fico imaginando se finalizar leva todo esse tempo, quero ver quando então for iniciar algo?”, questiona.

Cabo Jean alega que o Prefeito tem sido tão oportunista apenas com as questões que podem lhe favorecer, mas é omisso quando não tem coragem de dizer que os recém contratados só estão armados porque foi necessário desarmar outros Guardas Municipais que trabalham em serviços externos as próprias funções da GCM.

Por fim, outra preocupação do Vereador é quanto ao Estágio de Aperfeiçoamento anual de 80 horas que se encontra atrasado. “Não foi iniciado esse importante requisito que serve para garantir o porte de arma dos nossos Guardas Municipais para que consigam ter garantidos os seus portes de arma junto a Polícia Federal. Agora pensem comigo, imagine os nossos Guardas Municipais perdendo seus portes de arma por não cumprimento dos requisitos do convênio junto à Polícia Federal. Por isso, alerto o Prefeito via Ofício que se atente a Instrução Normativa nº 201-DG/PF de 9 de julho de 2021”, finaliza.