Cabo Jean afirma: Governo Guto Issa já é o Governo que mais pesou a máquina pública e o bolso do contribuinte

Durante Sessão Ordinária, realizada na noite da última terça-feira, dia 14, o Vereador Cabo Jean fez duras críticas ao Poder Executivo quanto ao pagamento de comissões permanentes e também dos gastos com cargos comissionados empregados pela atual Administração Municipal.

Cabo Jean relembrou que quando o Chefe do Executivo era Vereador, sempre defendeu o enxugamento da máquina pública, porém em dois anos que está no poder, fez exatamente ao contrário de tudo que falava, ou seja, trouxe e usa dentro da Prefeitura 20% a mais de comissionados (aqueles que não tem vínculo com o órgão, mas que são contratados) do que os funcionários que efetivamente pertencem ao quadro de servidores da Prefeitura de São Roque. “O Guto enquanto Vereador, falava da importância de se enxugar a máquina pública para trazer mais benfeitorias ao povo, mas bastou se tornar Prefeito que mudou de ideia rapidinho. Como base de referência, a Prefeitura contava até 31/01/2023 com 107 cargos de provimento em comissão com servidores contratados e apenas 89 cargos de provimento preenchidos por servidores efetivos, 87 deles estatutários e dois CLT. Somente em 2022, o Executivo pagou R$7.283.225,20 aos comissionados e R$1.423.116,07 aos patronais, somando os valores, dá um total de R$8.706.341,27 apenas com o funcionalismo”, informa.

O Vereador Cabo Jean enfatizou que fiscalizar é sua obrigação e o seu compromisso é com o povo e não com o Prefeito. “Volto a falar que ter cargos comissionados é legal e está previsto, inclusive ocupados por pessoas competentes, todavia é inquestionável a existência da famosa troca de favores, de empregar pessoas para cumprir apoios políticos ou por simplesmente bancar as indicações políticas, ou vou até mais longe, alguns por serem defensores do Prefeito. Enquanto a população for enganada com fantasias, a “farra do boi” e os interesses obscuros, as trocas de favores vão custar caro para o bolso do contribuinte”, lamenta.

Outra situação apontada pelo Parlamentar foi quanto aos gastos com as comissões permanentes. “Em 2021, a Prefeitura já havia obtido o recorde de ter se tornado o governo que mais gastou na história com as comissões remuneradas, já que naquele ano foram R$736 mil somente com os servidores que possuem comissões permanentes. Em 2022, este gasto disparou e foi elevado para R$1.542.832,35 ou simplesmente 110% a mais do que já havia sido gasto em 2021. Assim, o Governo Guto Issa, bate um recorde negativo e que afeta diretamente o munícipe que sofre com a falta de alguns serviços públicos. Este recorde negativo é que somente em 2021 e 2022, o Governo do Guto Issa gastou com comissões remuneradas um valor superior aos quatro anos da administração anterior, ou seja, 2017, 2018, 2019 e 2020 juntos. Volto a falar, é o munícipe que depende dos serviços públicos que paga a conta, porque ele precisa do sistema de saúde, mas faltam médicos e remédios. O Governo Guto Issa criou em maio de 2021, em plena pandemia, a Comissão de Cerimonial e Eventos, visando assim que os integrantes trabalhem para favorecer a sua própria imagem. Desde a sua implantação até janeiro deste ano, a Comissão de Eventos custou para os cofres públicos o montante de R$87.002,76 “, explica.

Aluguéis de imóveis:

Outro levantamento efetuado por Cabo Jean foi quanto ao pagamento de aluguéis dos imóveis utilizados pelo Poder Público. “É um desperdício de dinheiro que poderia ser revertido em melhorias para a população, pois em 2021 a Prefeitura possuía 19 imóveis alugados e pagou por eles o valor de R$1.119.901,01. No ano de 2022, o Executivo passou a alugar 25 imóveis, gastando R$1.824.341,28, um aumento de 63%. Enquanto as pessoas passam por dificuldades, o Poder Público gasta desnecessariamente o dinheiro do povo, que deveria ser revertido em benefícios para os munícipes, porém não é assim que funciona nesta gestão”, afirma.

As informações foram recebidas pelo Vereador Cabo Jean através das respostas dos Requerimentos números 72/2022, 153/2022 e 01/2023.