Aprovado Projeto de Lei da Vereadora Dra. Cláudia Pedroso que institui o Programa Municipal de Hidroterapia

Foi aprovado recentemente na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 56/2022-L, proposto pela Vereadora Dra. Cláudia Pedroso, que institui em São Roque o Programa Municipal de Hidroterapia, destinado aos pacientes com doenças neurológicas, dores crônicas, fraqueza muscular, paralisias, déficit de equilíbrio, bem como aos pacientes com síndromes pós-covid.

A autora da propositura, Dra. Cláudia Pedroso, explica que a hidroterapia é indicada para pacientes de todas as idades e há inúmeros estudos quanto a sua eficácia e eficiência na melhora da qualidade de vida das pessoas que realizam o tratamento. “Como legisladora, não poderia deixar de apresentar políticas públicas que atendam àqueles que mais necessitam, diante da enfermidade que os acomete, visando à melhora na qualidade de vida em respeito ao princípio constitucional da dignidade da pessoa humana, que pode ser entendido como a garantia das necessidades vitais de cada indivíduo”, afirma.

De acordo com o Projeto de Lei, a hidroterapia é uma técnica de reabilitação dos mais diversos acometimentos, sejam eles ortopédicos, neurológicos ou respiratórios, amplamente indicada por médicos e fisioterapeutas, diante das inúmeras benfeitorias advindas de sua prática. Além disso, a imersão na água aquecida oferece benefícios como o relaxamento e analgesia, e o empuxo alivia o estresse sobre as articulações, reduzindo as forças gravitacionais relacionadas ao movimento, fazendo com que uma atividade de sustentação de peso, por exemplo, que pode ser contraindicada no solo, possa ser realizado com segurança na piscina durante a sessão de hidroterapia.

A Vereadora Dra. Cláudia Pedroso comenta que em outras cidades o Programa Municipal de Hidroterapia já é uma realidade. “A ideia é fornecer a hidroterapia para os pacientes que necessitam e realizam tratamento na Rede Municipal de Saúde, uma vez que muitos não possuem condições financeiras para arcar com os custos na rede privada. Sabendo dos benefícios físicos e psicológicos da hidroterapia, apresentei o Projeto de Lei que foi aprovado na Casa de Leis. Agora, vamos batalhar junto a gestão para sanção da Lei e consecutivamente a inserção do Programa no município”, finaliza.