Julio Mariano luta para que Técnicos de Saúde Bucal recebam reconhecimento pelos seus trabalhos

No último dia 12 de maio, em comemoração ao Dia Internacional da Enfermagem, o Presidente Lula sancionou a Lei que libera crédito especial de R$ 7,3 bilhões para o Fundo Nacional de Saúde (FNS). Os valores serão utilizados para apoiar estados e municípios para bancar o reajuste na remuneração dos Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Auxiliares de Técnicos de Enfermagem e para as Parteiras.

O Vereador Julio Mariano comenta que na oportunidade tinha conhecimento dos vencimentos dos Técnicos de Saúde Bucal da Prefeitura Municipal da Estância Turística de São Roque e do ocorrido com os mesmos no ano de 2014, quando foi concedido aumento de nível a todos os Técnicos da Saúde, que passaram do Nível 5 para o Nível 7. Porém, havia o entendimento, erradamente, de que os Técnicos de Saúde Bucal não pertenciam para a Saúde e, portanto, não foram contemplados.

Assim sendo, o Parlamentar propôs uma reunião com o Prefeito Guto Issa com a intenção de informá-lo sobre a situação da categoria e do nível salarial deles, bem como da injustiça que foi feita com a classe em 2014. Neste encontro, o Prefeito Guto se mostrou muito solicito, tendo em vista que hoje o Auxiliar de Saúde Bucal encontra-se enquadrado no nível 5, sendo um dos menores salários da Prefeitura. O Prefeito pretende, ainda neste ano, fazer a Reforma Administrativa e ficou acordado que os Técnicos de Saúde Bucal deverão ser realocados para o Nível 7. “Quero agradecer ao Prefeito Guto Issa por nos atender e por entender a importância destes profissionais e por estar disposto a corrigir a falha cometida com os Técnicos de Saúde Bucal no passado. Agora, os Técnicos estão contando os dias para ver os seus serviços reconhecidos”, fala.

Outra questão pontuada por Julio Mariano foi quanto a Lei Federal que reajusta o salário dos Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Auxiliares de Técnicos de Enfermagem e para as Parteiras. “Alguns políticos vinham informando a categoria de que a Prefeitura possuía dinheiro em caixa para pagamento do Piso Salarial da Enfermagem e que tal reajuste não havia sido aplicado pela administração municipal por falta de vontade. Mas, quero esclarecer que não é verdade, o Executivo não poderia desviar a verba para alterar os vencimentos da classe, uma vez que cada recurso precisa ser utilizado para um fim específico. Através da sanção da Lei, as cidades devem se adequar para cumpri-la, pois já existem gestões públicas informando de que o repasse do Governo Federal não será suficiente, mas reafirmo aqui o meu compromisso com os Enfermeiros de buscar o cumprimento da Legislação em nosso município”, finalizou Julio Mariano do PSB, Vereador de São Roque.