Dra. Cláudia Pedroso comemora assinatura do contrato que possibilitará a tradução simultânea de libras das sessões da Câmara

Na semana passada, o Presidente da Câmara Municipal da Estância Turística de São Roque, Vereador Rafael Tanzi, assinou o contrato com a empresa Rariz Cultural Ltda, para prestação de serviços de tradução/interpretação da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) das sessões plenárias e atos solenes do Legislativo, motivo pelo qual a Vereadora Dra. Cláudia Pedroso comemorou mais esse importante passo que romperá a barreira comunicacional e informacional existente.

A Vereadora Dra. Cláudia Pedroso explica que a interpretação em Libras das sessões e atos oficiais dará cumprimento a Legislação Federal e Municipal. “Essa é uma batalha que traçamos, desde que fui eleita Vereadora, para que a comunidade surda e os deficientes auditivos tivessem a oportunidade de ter acesso as atividades da Câmara e estou contente em saber que nos próximos dias já teremos as traduções simultâneas das sessões, tanto presencialmente, quanto pelas transmissões via “TV Câmara”. Agradeço ao nosso Presidente, Vereador Rafael Tanzi, que não mediu esforços para que, em breve, a pessoa com Deficiência Auditiva exerça a cidadania plena, conforme Lei Nacional Nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência) e Lei Municipal Nº 5.256/2021, ressaltando, ainda, a importância de atender a esse clamor antigo da população surda, e dando cumprimento, mesmo que tardio, às leis existentes”, comenta.

O Presidente da Câmara, Vereador Rafael Tanzi, enfatizou que a Casa de Leis estará sempre aberta para a população são-roquense. “Agradeço a Vereadora Dra. Cláudia Pedroso pela confiança e estou muito contente em saber que iremos romper, em breve, as barreiras da comunicação e após muitos anos, os deficientes auditivos terão a oportunidade de entenderem o que se passa durante as sessões e demais atividades da Câmara”, fala.

A empresa, vencedora da licitação, iniciará os trabalhos em breve.

Identificação pessoal dos Vereadores para tradução simultânea em Libras:

Na tarde da última terça-feira, dia 25, alguns membros da Associação de Deficientes Auditivos de São Roque – ADAS, realizaram a identificação pessoal dos Vereadores para tradução simultânea em Libras das sessões. Na cultura surda, cada indivíduo possui um sinal de identificação pessoal, dado a ela por um membro da comunidade surda — prática conhecida como batismo. Um surdo, após conversar com a pessoa e observar suas características, atribuirá a ela esse sinal, que é permanente.