Rafael Marreiro pede fornecimento de uniformes e kits escolares gratuitos aos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino

Consciente da crise financeira que afeta o país, o estado e o município de São Roque, o vereador Rafael Marreiro está pedindo ao Poder Executivo que providencie a distribuição gratuita de uniformes e kits escolares para alunos das escolas municipais de ensino como forma de ajudar as famílias.

“Sei que em outras cidades esta já é uma prática comum e que beneficia muitas famílias porque o custo dos uniformes escolares acaba pesando no orçamento e neste momento de crise fica ainda mais difícil adquirir os kits escolares, principalmente para famílias que têm dois ou mais filhos”, explica.

Embora o uso de uniformes nas escolas não seja obrigatório, os conselhos de pais e de professores juntos têm autonomia para definir sobre o uso, porém, muitas famílias não podem comprá-los. Nesses casos, as crianças não devem ser impedidas de assistir às aulas em cumprimento ao que dispõe a Constituição Federal que garante o direito à educação, entretanto o uniforme é uma forma de identificação dos alunos que lhes garante mais segurança perante a comunidade.

“A própria Constituição diz que todos têm direito a uma educação pública de qualidade e que devem ter igualdade de condições de acesso e de permanência na escola. Para que possamos garantir isso aos alunos de todo o município, estou pedindo ao Poder Executivo que inclua a distribuição do uniforme e dos kits escolares para os alunos da rede pública municipal como forma de facilitar o acesso e a permanência das crianças nas escolas. Espero ser atendido, pois sei o quanto isso faria diferença na vida de muitas famílias são-roquenses”, fala Marreiro.

Vereador cobra mais uma creche no distrito de São João Novo

Em virtude da limitação de vagas na creche de São João Novo, o vereador Rafael Marreiro está cobrando, do Poder Executivo, a construção de uma nova unidade escolar no distrito.

“Esta é uma reivindicação antiga de muitas mães do distrito que precisam trabalhar e não podem porque não têm onde deixar seus filhos. Estou cobrando do Poder Executivo que construa mais uma creche ou que, no mínimo, aumente o número de salas, e consequentemente o número de vagas, na única creche que temos para atender a população de todos os bairros do distrito de São João Novo, é o mínimo que a Administração Pública pode fazer enquanto a nova creche não sai do papel”, encerra.