Membros da Comissão Permanente de Saúde chamam interventores da Santa Casa para esclarecimentos sobre supostos falsos médicos

Em virtude dos recentes fatos envolvendo supostos falsos médicos que atuavam na Irmandade Santa Casa de Misericórdia, membros da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal se reuniram, na última segunda-feira, 20 de julho, para deliberar sobre as ações a serem tomadas sobre os fatos pelos membros do Legislativo que a integram.

Segundo o Presidente da Comissão Permanente de Saúde, Vereador Adenilson Correia – Mestre Kalunga, a reunião foi convocada tendo em vista as recentes notícias divulgadas em mídias impressas, eletrônicas e televisivas, em âmbito regional e nacional, que dão conta da prisão de supostos falsos médicos que atendiam na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Roque e nos municípios de Mairinque e Alumínio.

“Esta situação deve ter o acompanhamento do Poder Legislativo, em especial da Comissão Permanente de Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo, frisando que o Hospital e Pronto Atendimento para atendimento de pacientes do SUS, Pronto Atendimento para atendimento de pacientes particulares e convênios, bem como o Plano Santa Casa Saúde encontram-se sob a intervenção do Poder Executivo Municipal de acordo com os decretos n°7.972/2014, 8.104/2014 e 8.229/2015, o que significa que a Prefeitura é a atual responsável pela gestão do hospital, e nós oficiamos os atuais responsáveis para esclarecimentos”, conta o Vereador Etelvino Nogueira, Secretário da Comissão Permanente de Saúde.

Foram convidados a prestar esclarecimentos à Comissão, no dia 22 de julho, os interventores da Santa Casa, Sidney Muniz Santana, através do Ofício 1.597/2015, Jorge Henrique Haddad, através do Ofício 1.598/2015 e o diretor Municipal de Saúde do Município, Dr. Sandro Rizzi, através do Ofício 1.599/2015. Entretanto, os representantes da Santa Casa não puderam comparecer na referida data em virtude de, no mesmo dia e horário terem sido convocados a prestar esclarecimentos sobre os fatos na Delegacia de Polícia de Mairinque. O Diretor de Saúde também não pode comparecer por estar representando o Município na 7ª Conferência Estadual de Saúde de São Paulo, em Águas de Lindóia.

“Nestes ofícios pedimos, além de esclarecimentos, a cópia do contrato de fornecimento de mão de obra terceirizada firmado entre a Santa Casa e a empresa Innova, bem como seus respectivos aditamentos, caso tenham ocorrido. Sabemos que a presença dos oficiados e a apresentação destes documentos, inclusive do critério de contratação dos profissionais da área de saúde, é imprescindível para que possamos entender o que aconteceu e está acontecendo neste episódio tão sério e remarcaremos o mais breve possível”, finaliza o Presidente da Comissão Mestre Kalunga.